NOTÍCIAS DO CAMPO

Evangelho Eterno – Povo Aheu


Em 1981, foram listados três grupos étnicos diferentes que viviam no centro de Laos: os Thavung, os Phonsung e os Kha Tong Luang.

Nos últimos anos, no entanto, uma nova pesquisa revelou que todos os três grupos são etnoculturalmente iguais e todos falam a mesma língua. Por causa disso, eles foram classificados como um único grupo, sob o nome de Aheu.

Dos três subgrupos de Aheu, apenas os Thavung estão localizados fora do Laos. Três aldeias Thavung estão situadas na província de Sakonnakhon, na Tailândia.

O menor dos três grupos Aheu é o Kha Tong Luang, que significa “Escravos das Folhas Amarelas”. Esse grupo vive em abrigos feitos de folhas de bananeira. Quando as folhas murcham e ficam amarelas, eles abandonam suas casas e se mudam para um novo local na floresta.

Sem cristãos

Não há presença cristã entre o povo Aheu do centro de Laos. Pouco mudou desde o relatório de 1900 de um missionário no Laos:

“Não há nenhum trabalho protestante sendo feito nesta região. Os católicos romanos têm um padre localizado em Ma Kuk (uma aldeia ao sul de Vientiane), onde eles têm cerca de trinta seguidores, e também um padre em M. Sakon, com um número um pouco maior de seguidores. As pessoas são amigáveis e sociáveis, fortes, saudáveis, mas o ópio está fazendo uma obra mortal entre elas. A adoração do espírito é muito prevalente. As pessoas aderem ao budismo mais como um encanto contra o mal do que como uma convicção de sua verdade. Em lugares excepcionais, como em Dan Sai, as pessoas aparentemente gostavam de sua religião, mas em muitos lugares os templos estavam vazios e em nenhum em bom estado de conservação”.

Alvos de oração

  • Ore pela tradução das Escrituras para o Aheu Luang no Laos;
  • Ore para que o Evangelho seja finalmente levado ao povo Aheu, que viveu por séculos sem testemunhas;
  • Peça a Deus para enviar trabalhadores de longo prazo para alcançá-los;
  • Ore para que todas as pessoas no centro do Laos tenham, em breve, a oportunidade de encontrar o perdão dos pecados em Jesus Cristo.

 

Fonte: https://joshuaproject.net


Agenda

Confira os eventos que organizamos e participamos

Abrir o Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar você?