NOTÍCIAS DO CAMPO

Sérvia – Até aos confins da Terra


Localizada no leste europeu, a Sérvia teve contato com o Cristianismo já no século I, sendo que no século seguinte morreram como mártires os primeiros cristãos no território.

Muitos sérvios se converteram ao islamismo entre 1459 e 1804, durante a dominação otomana. Essa foi uma época de perseguição, quando filhos de cristãos eram levados de suas famílias e transformados em soldados chamados janízaros, guerreiros que depois eram usados pelos turcos para matarem seus próprios irmãos cristãos.

O século passado deixou marcas das duas grandes guerras na Sérvia. Além disso, conflitos internos ainda se estendem até hoje. Kosovo declarou sua independência em 2008, mas ainda que reconhecido como um país independente por diversas nações, não tem esse reconhecimento por Belgrado. Essa região já foi chamada de “Jerusalém da Sérvia”, por causa de sua importância com diversos mosteiros e igrejas sérvias medievais.

Atualmente, menos de 1% da população é cristã protestante. Os cristãos protestantes costumam dizer e ouvir que a Sérvia é o país menos evangelizado de toda a região do leste europeu. A igreja ortodoxa é introduzida no seio familiar desde o nascimento das crianças, que crescem aprendendo que “trocar de religião” traz maldição para toda a família.

A Missão Cristã Mundial tem trabalhado nesse país apoiando a igreja local. Além disso, missionários tem usado o esporte como estratégia de relacionamento. Por meio do futebol, muitas famílias têm ouvido o Evangelho! Seja um parceiro nessa missão orando e contribuindo.


FALE CONOSCO (+55) 62 3505-7872 | (+55) 62 3505-1715
ENDEREÇO RUA SANTO ANTÔNIO, 230, CENTRO, TRINDADE - GO CEP 75388-769