NOTÍCIAS DO CAMPO

A importância da cultura na evangelização


A Inteligência Cultural trata da habilidade que uma pessoa tem de conhecer uma cultura, identificar as diferenças, saber navegar entre costumes e, apesar das variações, ser capaz de desenvolver relacionamentos positivos, produtivos e duradouros.

Essa é uma característica essencial para aqueles que são chamados a comunicar o Evangelho em uma cultura diferente da sua. No Brasil, isso é muito comum e podemos facilmente trabalhar em locais com hábitos diferentes dos nossos, apesar de estarmos no mesmo país.

Duas dimensões

Uma metáfora que nos ajuda a compreender a cultura é a de um iceberg, ou seja, assim como essa gigantesca pedra de gelo, a cultura possui uma parte visível, que pode ser observada, e uma parte abaixo da superfície, a qual não pode ser percebida tão rapidamente e, por isso, torna-se necessário mergulhar mais profundamente para compreendê-la.

Na parte superior encontra-se a língua, as artes, o jeito de se alimentar, instituições e outros aspectos visíveis com os quais podemos interagir. Na parte submersa estão as crenças, os valores, as suposições e as percepções.

É fundamental que o missionário conheça tais aspectos do país que vai atuar para que consiga desenvolver amizades e, assim, testemunhe o Evangelho nas nações.

Venha se preparar na MCM

Na MCM Escola, nossos alunos são capacitados para atuarem em diferentes contextos, a fim de levarem o Evangelho da melhor maneira possível. Ficou interessado? Conheça nossas opções de curso e venha dar seu primeiro passo até aos Confins da Terra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Agenda

Confira os eventos que organizamos e participamos

Abrir o Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar você?