NOTÍCIAS DO CAMPO

Escola Reobote: pausa nas atividades


Estávamos iniciando as avaliações do segundo trimestre, quando o presidente decretou o primeiro estado de emergência por causa do coronavírus em Guiné-Bissau. Fizemos uma palestra com as nossas crianças da Escola Cristã Reobote sobre a doença e, no dia seguinte, recebemos a notícia do fechamento das escolas, igrejas e fronteiras.

Com o encerramento do ano letivo agora em junho, teremos uma perda de 50 dias de aula. Estamos começando o período das chuvas e, nesta época, segundo relato do professor do 3º ano, Pinto Joaquim, nativo daqui da ilha, os pais costumam viajar para outras ilhas para fazer o plantio do arroz, que é a alimentação básica daqui.

Nesse contexto, muitas crianças já deixam de frequentar a escola porque acompanham seus pais e ajudam na preparação da terra, plantio e cultivo. Aqui o trabalho infantil é considerado comum e para as famílias não há problemas, quanto mais cedo iniciam no trabalho, maior renda a família terá.

Estejam em oração pelas nossas crianças, pelas famílias, pelo trabalho na ilha de Bubaque. Agora são 308 crianças na escola, dezenas na igreja, mas temos centenas delas nas aldeias que precisam ouvir as boas-novas e, dependendo de você, muitas outras poderão ser alcançadas.

Helen Simone de Jesus Pereira
Missionária e pedagoga em Guiné-Bissau


Agenda

Confira os eventos que organizamos e participamos

Abrir o Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar você?