Estratégias para alcançar as nações
As misericórdias do Senhor sempre se renovam sobre nós, assim como as estratégias para alcançar as nações da Terra. Caminhamos sempre na direção que Ele nos dá, e quando Ele decide soprar, nós obedecemos a sua direção.
Recentemente, entendemos que é necessário que os nossos programas desenvolvam no campo missionário trabalhos que tragam renda aos envolvidos e, acima de tudo, gerem aprendizado e crescimento espiritual.
Queremos ainda, promover a sustentabilidade para que possamos suprir as necessidades da geração presente, sem afetar as gerações futuras, cuidando do meio ambiente e respeitando a terra que o Senhor nos deu para governar.
Essa estratégia já tem gerado muitos frutos!
Xavantes
Na aldeia Xavante, tudo começou com um plantio de mandioca, que é a matéria-prima para muitos alimentos indígenas. Com um trator cedido pela MCMPovos, os missionários puderam aumentar a plantação, não só de mandioca, mas abóbora, batata e feijão.
Hoje, “conseguimos construir na aldeia um viveiro, onde já produzimos 12 mil mudas de café arábica, mais de 1800 mudas de maracujá maguary, 500 mudas de pequi xinguano e muita rama de mandioca. Auxiliamos também na preparação do solo em mais de dez aldeias da região. Com muita dificuldade, privação e improviso, terminamos a preparação da terra para os próximos plantios”, contou Pr. Eder Luiz.
O alvo final é levar Jesus à aldeia, e com mais de 100 batismos nos últimos anos, sabemos que a presença Dele já é uma realidade por lá.
Sertão Nordestino
Projetos com foco em sustentabilidade já foram implantados em Juazeiro do Norte, no povoado Café da Linha, no povoado Morcego e está se iniciando no povoado Corrente.
O primeiro desses trabalhos foi realizado em Café da Linha, onde a fome era parte da rotina da população. A estratégia foi adquirir um terreno, perfurar um poço e plantar uma roça comunitária, cultivando assim, milho e feijão.
Depois de seco, o milho também serve de ração para os galinheiros. Também foi implantado o projeto de aquaponia, que consiste na criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças. Hoje, a criação de tilápias ocorre em dois povoados e na base em Juazeiro. Outros projetos estão em andamento e aquela região já está sendo transformada.
Confins da Terra
Projetos de Sustentabilidade também estão sendo implantados em Guiné-Bissau, na Tailândia e no Camboja. Tudo começa na nossa base em Trindade, Goiás, onde a chácara da MCMPovos tem servido como um grande laboratório para os futuros projetos de sustentabilidade que serão levados para fora. Esse pequeno começo já está transformando as nações e você é parte disso!
Trecho retirado da matéria Missões e Sustentabilidade, da revista MCMPovos, edição 68. Para receber as novas edições, contribua com um de nossos programas! Todos nossos parceiros recebem a revista em suas casas.
MCM Comunicação
Todo cristão é chamado para fazer missões. Na Bíblia, conhecemos
LEIA MAISComo fazer missões sem gastar dinheiro? Muitas vezes pensamos que
LEIA MAISPara contar a história dos morávios, precisamos começar com John
LEIA MAISConfira os eventos que organizamos e participamos